NOSSOS direitos

Você, idoso, sabe quais são os seus direitos? Tem noção de quão boa pode ser essa fase da vida e como pode aproveitá-la? Sabia que seus direitos são garantidos pela Constituição Federal e também por um Estatuto dedicado somente para os maiores de 60 anos?

Se não sabia, não se preocupe. Nós te ajudaremos a descobrir tudo o que precisa para viver essa fase da vida da melhor maneira possível!

Este é um blog destinado ao público de todas as idades, afinal, saber sobre os direitos dos idosos é dever de toda a sociedade. Sendo assim, não há desculpas para aqueles desinformados que ousarem desrespeitar qualquer cidadão da terceira idade. Estamos aqui para garantir esses direitos e fazer com que eles sejam devidamente cumpridos.

Aqui você vai encontrar reportagens, decisões dos tribunais, vídeos, poesias, enfim, TUDO para tornar essa fase da vida mais alegre e prazerosa!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Universidades Abertas à Terceira Idade

Por Larissa R. Organista e Bernardo T. Oberlaender.
Educação permanente traz bem-estar ao idoso
A universidade, ao contrário do que ocorria antigamente, não é mais um espaço destinado ao jovens somente. Com o aumento da expectativa de vida e da longevidade populacional, grande parte da sociedade, mesmo depois de passada a juventude, tem procurado as universidades. 
A noção de que uma educação permanente pode ser muito favorável a toda a população, principalmente aos componentes da terceira idade, está se tornando cada vez mais difundida.

Segundo Elisandra Vilella G. Sé, do site http://www2.uol.com.br/vyaestelar/educacao_permanente.htm,


"A educação permanente propicia às pessoas uma adaptação social, o aprendizado contínuo e oportunidades para buscar o seu bem-estar físico e mental. Por meio da educação permanente, os programas educacionais destinados às pessoas idosas nas Universidades Abertas à Terceira Idade têm possibilitado um grande número de pessoas adultas e idosas à atualização, aquisição de novos conhecimentos, participação ativa em atividades culturais, sociais, políticas, de saúde e de lazer."
A participação dos jovens em programas de educação permanente tornam possível o alcance de uma velhice bem-sucedida e com qualidade. Há um aprendizado em conjunto. O mais novo aprendendo com o mais velho e, por sua vez, o mais velho aprendendo com o mais novo o que ele imaginava que não poderia mais aprender. Há neste programa, um enfrentamento de preconceitos. Cai a imagem do idoso como um ser humano sem capacidade de aprender e se desenvolver cada vez mais.

Ainda segundo Elisandra,



"A lei que define a Política Nacional do Idoso (Congresso Nacional, 1994), aponta com clareza a necessidade de se formar pessoal de nível superior para atendimento às demandas dos idosos, de se produzirem conhecimentos sobre os processos de envelhecimento e de se criarem Universidades Abertas à Terceira Idade. É de suma importância que o professor tenha conhecimento gerontológico, com a consciência de que a população mais velha possui características peculiares."
 Os conteúdos desenvolvidos nas Universidades Abertas à Terceira Idade não são comuns. Eles são direcionados ao desenvolvimento da noção de cidadania, ao alcance da autonomia, ao aumento das relações sociais e a criticidade do pensamento, além de proporcionar aumento da criatividade, lazer e cultura.  Ou seja, o que é ensinado nestas universidades gera a possibilidade de melhorar a qualidade de vida e a adaptação social das pessoas adultas da terceira idade, gerando maior bem-estar.


Texto adaptado do site  http://www2.uol.com.br/vyaestelar/educacao_permanente.htm .




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