Diz a lei 10.740/2003 em seu art. 2°:
“O idoso goza
de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da
proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por
outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde
física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social,
em condições de liberdade e dignidade.”
O artigo citado acima, do Estatuto do
Idoso, assegura aos idosos oportunidades e facilidades para preservação de sua
saúde física, mental e intelectual.
Visando o bem-estar de vocês idosos,
darei algumas ideias e dicas:
1) PRÁTICA DE EXERCÍCIOS
Ao processo de envelhecimento estão associadas
perdas sociais, cognitivas, neuromotoras e metabólicas capazes de comprometer
seriamente a qualidade de vida do indivíduo idoso, levando-o à perda de
autonomia e à dependência física, psicológica e econômica, com relação à
família e à sociedade.
Já está bem estabelecido que a prática regular de atividade
física contribui para o envelhecimento saudável e aumento da expectativa de
vida. Exercícios físicos praticados regularmente inibem alterações orgânicas
que se associam ao processo degenerativo, contribuem para a reabilitação de
determinadas patologias que podem aumentar os índices de morbidade e
mortalidade, agindo também sobre a saúde mental e a eficácia cognitiva. Por
esta razão, têm sido criadas estratégias de ações com o propósito de estimular
os idosos a aderirem à prática regular de atividade física.
TAI CHI CHUAN
O Tai Chi Chuan é uma modalidade de Ginástica
Chinesa que, depois da musculação, é a de maior aderência entre os praticantes
idosos e tem sido citado como capaz de incrementar nesta população ganhos de
condicionamento físico, força e equilíbrio, ajudando também na prevenção de
quedas.
Este trabalho teve por objetivo revisar os
resultados de pesquisa publicados em língua inglesa sobre os benefícios do Tai
Chi Chuan em pessoas idosas. Para inclusão só foram selecionados os artigos
sistematicamente citados como base para outros trabalhos disponíveis na base de
dado MEDLINE entre 1989 e 2002 e aqueles cujas metodologias permitissem
comparação entre estudos.
DICA: Segue abaixo alguns endereços de locais para se praticar essa
atividade física tão saudável tanto para o corpo quanto para a mente.
Tai Chi Chuan
. Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã
Tel.: (021) 587-7119
Inst. de Educação Física Roberto Barboza de Melo
Yang ChengFu Tai Chi Chuan Center
Av. Epitacio Pessoa, 2990 / 1004
Lagoa - CEP 22471-001 - Tel: (21) 2521-2806
SOCIEDADE TAOÍSTA DO BRASIL
Rua Cosme Velho, 355, fone: 2225-2887
2ªs e 4ªs ou 3ªs e 5ªs: às 18h e 19h30.
Yang Chen Fu
Rua São Clemente, 446, Botafogo
(ao lado do Colégio Nossa Senhora de Lourdes)
2ªs, 4ªs e 6ªs: 19h as 20h.
Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema
3ªs e 5ªs: 18h
Duque de Caxias
. Rua Genaro Lomba, 166 - 3º e 4º Andar e Cobertura
Centro
Tel: (21) 772-3512
Barra
. No Posto 7 em frente ao 6250 - Barra da Tijuca
Tel. (Mobi) 508-1001 cod 2142552
Antonietta Teixeira
. Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã
Tel.: (021) 587-7119
Inst. de Educação Física Roberto Barboza de Melo
Yang ChengFu Tai Chi Chuan Center
Av. Epitacio Pessoa, 2990 / 1004
Lagoa - CEP 22471-001 - Tel: (21) 2521-2806
SOCIEDADE TAOÍSTA DO BRASIL
Rua Cosme Velho, 355, fone: 2225-2887
2ªs e 4ªs ou 3ªs e 5ªs: às 18h e 19h30.
Yang Chen Fu
Rua São Clemente, 446, Botafogo
(ao lado do Colégio Nossa Senhora de Lourdes)
2ªs, 4ªs e 6ªs: 19h as 20h.
Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema
3ªs e 5ªs: 18h
Duque de Caxias
. Rua Genaro Lomba, 166 - 3º e 4º Andar e Cobertura
Centro
Tel: (21) 772-3512
Barra
. No Posto 7 em frente ao 6250 - Barra da Tijuca
Tel. (Mobi) 508-1001 cod 2142552
Antonietta Teixeira
DANÇA
A dança é
considerada uma atividade coadjuvante da terapêutica de várias doenças, além
disso, também proporciona condicionamento físico, integração social e lazer a
indivíduos idosos, com inúmeros benefícios psicológicos. As pesquisas são
unânimes quanto à importância da dança de salão como exercício físico.
A prática dessa atividade física aumenta a oxigenação cerebral que contribui para melhoria das funções cognitivas, como também, diminui e/ou retarda o ritmo dos distúrbios que ocorrem nos processos cognitivos nessa etapa da vida.
A prática dessa atividade física aumenta a oxigenação cerebral que contribui para melhoria das funções cognitivas, como também, diminui e/ou retarda o ritmo dos distúrbios que ocorrem nos processos cognitivos nessa etapa da vida.
DICA: A Casa
de Dança do Carlinhos de Jesus dá aulas de dança para idosos. Caso se
interesse, o endereço segue abaixo. Caso você não more perto desses endereços,
procure uma academia de dança mais próxima e pergunte sobre os horários e
valores das aulas. Dançar é sempre uma boa pedida para sair da inércia, perder
uns quilinhos e se distrair.
Matriz Botafogo
Rua Álvaro Ramos, 11, RJ - Brasil - CEP: 22280-110
Tel.: (21) 2541-6186
Recreio dos Bandeirantes
Av. das Américas, km 17.500 - Recreio dos Bandeirantes - RJ - Brasil - Academia The Place dentro do Novo Rio Country Clube
Tel.: (21) 3418-0300 / 3411-4865
Rua Álvaro Ramos, 11, RJ - Brasil - CEP: 22280-110
Tel.: (21) 2541-6186
Recreio dos Bandeirantes
Av. das Américas, km 17.500 - Recreio dos Bandeirantes - RJ - Brasil - Academia The Place dentro do Novo Rio Country Clube
Tel.: (21) 3418-0300 / 3411-4865
2 2) GINÁSTICA
PARA A MENTE
A rotina é um veneno para o cérebro. Assim como o sedentarismo torna o corpo indolente, o excesso de previsibilidade subutiliza o poder do córtex cerebral de formar novas associações. Tudo o que é inusitado estimula a comunicação entre os neurônios. Exercícios curiosos ensinados por Dominic O’Brien, oito vezes vencedor do Campeonato Mundial de Memorização, são o destaque da obra Aprenda a Usar a Memória (Publifolha).
Mude a estação de rádio que o acorda todas as manhãs. Tome banho
de olhos fechados. Escove os dentes com a outra mão. Circuitos sensoriais e
motores normalmente pouco utilizados serão ativados.
Desperte lembranças do colégio com a ajuda de fotos e cadernos. Use a
imaginação e entre na escola, sinta o cheiro da cantina. Com a mente livre, uma
lembrança ”puxa” a outra. Você se surpreenderá recordando fatos que julgava
esquecidos.
Quando o texto que
você precisa ler na escola ou no trabalho parece desinteressante, algumas
estratégias podem ajudar. Faça uma lista de perguntas cujas respostas quer
encontrar no texto. Preste muita atenção às frases que resumem a idéia central
de cada parágrafo. Descubra a coerência dos argumentos. Por último, tente desenhar
um mapa mental com as idéias principais do texto. Isso ajuda a organizar o
raciocínio.
Resista a seguir o
mesmo caminho todos os dias. Invente rotas alternativas para chegar ao
trabalho. Quando possível, entregue a direção do carro a alguém de confiança e
siga no banco traseiro. A perspectiva da viagem é totalmente diferente.
Quem tem
dificuldade de lembrar nomes e fisionomias pode tentar o seguinte exercício com
a ajuda de um amigo. No mínimo, serve de passatempo em um dia chuvoso na praia.
Cada um deve recortar dez fotos de rostos desconhecidos de jornais ou revistas e
escrever o nome atrás da imagem. Troque as imagens com o colega e
estude uma a uma antes de ler os nomes. Depois associe as primeiras impressões que a fisionomia lhe traz a seus respectivos nomes. Coloque as fotos de lado e, depois de 15 minutos, um amigo testa o outro para ver de quantos nomes se lembraram.
estude uma a uma antes de ler os nomes. Depois associe as primeiras impressões que a fisionomia lhe traz a seus respectivos nomes. Coloque as fotos de lado e, depois de 15 minutos, um amigo testa o outro para ver de quantos nomes se lembraram.
O nervosismo e a
ansiedade são os maiores causadores dos famosos ”brancos”. Você pode praticar
exercícios de meditação quando os nervos atrapalharem alguma lembrança. Escolha
um ambiente calmo e deite-se de costas, largando o corpo. Respire devagar e
profundamente pelas narinas. Concentre-se e imagine uma luz branca e
brilhante que acompanha seus movimentos de respiração. Treine uma vez
por dia.
brilhante que acompanha seus movimentos de respiração. Treine uma vez
por dia.
Antes de dormir,
procure relembrar tudo o que aconteceu durante seu dia, reconstituindo cenas e diálogos com detalhes e
na ordem em que ocorreram. Com o tempo, os detalhes vêm à mente com mais
facilidade.
Uma vez por mês,
experimente pratos que sejam uma total novidade para você. Acompanhe a refeição
com a música do país correspondente para acrescentar uma dimensão auditiva às
sensações do paladar.
Para a memória,
uma soneca de 50 minutos pode ter o efeito de uma noite bem dormida. É durante
a fase dos sonhos que as informações adquiridas se instalam no cérebro,
”liberando espaço” para novos aprendizados. O ideal, para quem estuda muito, é
intercalar duas horas de estudo com uma soneca de uma hora. Mais valem dez minutos
de estudo a cada dia do que cem minutos em um único dia.
Troque objetos e
mude-os de lugar em sua mesa de trabalho. Incorpore um pouco de ”desordem” a
sua rotina. Quando possível, altere o horário de reuniões e da realização das
tarefas.
O cérebro pode ser
comparado a um músculo que, se não for usado, atrofia. Vale tudo: desde as
tradicionais palavras cruzadas até criar o hábito de anotar os sonhos logo ao
acordar, com todos os detalhes possíveis. Aos poucos, a história escrita vai
ficar
cada vez mais completa.
cada vez mais completa.
3) AULAS DE
INFORMÁTICA
O
homem contemporâneo possui uma nova forma de pensar o tempo, de se organizar e agir,
é um ser globalizado. Essa transformação se deu, em parte, pela evolução das tecnologias,
de tal forma que não se vive um dia sem ter contato com algum equipamento eletrônico.
O ponto positivo é que o cidadão possui alta capacidade de manipular informação
mesmo no âmbito de sua vida privada, a tal ponto que quaisquer necessidades que
possa ter nesse tipo de ambiente são facilmente satisfeitas. O ponto negativo é
a exclusão de algumas parcelas da população para o uso desse conhecimento,
entre elas, os idosos.
Ao
mesmo tempo em que a sociedade encontra-se informatizada, o País experimenta um
processo de envelhecimento populacional, cuja expectativa atual de vida dobrou
nos últimos 50 anos. Essas mudanças tornaram-se mais nítidas a partir de 1940,
em virtude da melhoria do padrão de vida do brasileiro, associada ao progresso
das condições de trabalho, à urbanização e ao incremento das condições gerais
de saúde da população, especialmente as relativas ao controle da mortalidade
provocada por doenças comuns da infância. Balbinotti (2003) atenta para o fato
de que os adultos maduros de hoje estão construindo uma identidade própria, com
outro perfil, que inclui continuar atuante, realizando projetos, lutando pela
manutenção da sua auto-estima. São pessoas que, num mundo atual e globalizado,
pretendem não estar à margem do processo como um todo.
Para
essa população saudável e disponível a novos aprendizados, a informática pode ser
um instrumento de autonomia, criando um elo de ligação intergeracional, através
da linguagem, da troca de informação e da formação de uma rede de
relacionamentos. A população idosa que, por fatores de transição e
especificidades, ficou excluída do processo de inclusão tecnológica, tem na
sociedade da informação uma nova chance de reconstruir seus referenciais
afetivos, familiares e sociais.
O
fato de escolher essa faixa etária deve-se ao crescimento no número de idosos interessados
em inserir-se tecnologicamente, com características individuais diversas, para
os quais a informática tende a ser uma nova forma de entretenimento,
acontecendo de maneira prazerosa, agradável e sem cobranças.
DICA: Existem inúmeros cursos de informática espalhados pela
cidade. Procure o mais próximo de sua residência. Se achar melhor, contrate um
professor particular para ter atenção integral e aprender com maior rapidez,
mas cuidado, não contrate qualquer professor. Procure antes ver se ele é de
confiança e se ele possui boas referências.
Então é isso, pessoal. Espero que tenham ficado animados para sair e colocar em prática todas essas dicas. E não se esqueçam de aproveitar essa fase da vida tão maravilhosa!
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