NOSSOS direitos

Você, idoso, sabe quais são os seus direitos? Tem noção de quão boa pode ser essa fase da vida e como pode aproveitá-la? Sabia que seus direitos são garantidos pela Constituição Federal e também por um Estatuto dedicado somente para os maiores de 60 anos?

Se não sabia, não se preocupe. Nós te ajudaremos a descobrir tudo o que precisa para viver essa fase da vida da melhor maneira possível!

Este é um blog destinado ao público de todas as idades, afinal, saber sobre os direitos dos idosos é dever de toda a sociedade. Sendo assim, não há desculpas para aqueles desinformados que ousarem desrespeitar qualquer cidadão da terceira idade. Estamos aqui para garantir esses direitos e fazer com que eles sejam devidamente cumpridos.

Aqui você vai encontrar reportagens, decisões dos tribunais, vídeos, poesias, enfim, TUDO para tornar essa fase da vida mais alegre e prazerosa!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

BEM-ESTAR NA TERCEIRA IDADE

Por Ana Carolina L. Antunes


Diz a lei 10.740/2003 em seu art. 2°:

“O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.”

O artigo citado acima, do Estatuto do Idoso, assegura aos idosos oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde física, mental e intelectual.
Visando o bem-estar de vocês idosos, darei algumas ideias e dicas:

1)    PRÁTICA DE EXERCÍCIOS 

Ao processo de envelhecimento estão associadas perdas sociais, cognitivas, neuromotoras e metabólicas capazes de comprometer seriamente a qualidade de vida do indivíduo idoso, levando-o à perda de autonomia e à dependência física, psicológica e econômica, com relação à família e à sociedade.
Já está bem estabelecido que a prática regular de atividade física contribui para o envelhecimento saudável e aumento da expectativa de vida. Exercícios físicos praticados regularmente inibem alterações orgânicas que se associam ao processo degenerativo, contribuem para a reabilitação de determinadas patologias que podem aumentar os índices de morbidade e mortalidade, agindo também sobre a saúde mental e a eficácia cognitiva. Por esta razão, têm sido criadas estratégias de ações com o propósito de estimular os idosos a aderirem à prática regular de atividade física.

TAI CHI CHUAN



O Tai Chi Chuan é uma modalidade de Ginástica Chinesa que, depois da musculação, é a de maior aderência entre os praticantes idosos e tem sido citado como capaz de incrementar nesta população ganhos de condicionamento físico, força e equilíbrio, ajudando também na prevenção de quedas.

Este trabalho teve por objetivo revisar os resultados de pesquisa publicados em língua inglesa sobre os benefícios do Tai Chi Chuan em pessoas idosas. Para inclusão só foram selecionados os artigos sistematicamente citados como base para outros trabalhos disponíveis na base de dado MEDLINE entre 1989 e 2002 e aqueles cujas metodologias permitissem comparação entre estudos.


DICA: Segue abaixo alguns endereços de locais para se praticar essa atividade física tão saudável tanto para o corpo quanto para a mente.
Tai Chi Chuan
. Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã 
Tel.: (021) 587-7119
Inst. de Educação Física
 Roberto Barboza de Melo

Yang ChengFu Tai Chi Chuan Center
Av. Epitacio Pessoa, 2990 / 1004 
Lagoa - CEP 22471-001 - Tel: (21) 2521-2806

SOCIEDADE TAOÍSTA DO BRASIL
Rua Cosme Velho, 355, fone: 2225-2887
2ªs e 4ªs ou 3ªs e 5ªs: às 18h e 19h30.

Yang Chen Fu
Rua São Clemente, 446, Botafogo
(ao lado do Colégio Nossa Senhora de Lourdes)
2ªs, 4ªs e 6ªs: 19h as 20h.

Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema

3ªs e 5ªs: 18h

Duque de Caxias
. Rua Genaro Lomba, 166 - 3º e 4º Andar e Cobertura 
Centro
Tel: (21) 772-3512 

Barra
. No Posto 7 em frente ao 6250 - Barra da Tijuca
Tel. (Mobi) 508-1001 cod 2142552 
Antonietta Teixeira 

DANÇA







A dança é considerada uma atividade coadjuvante da terapêutica de várias doenças, além disso, também proporciona condicionamento físico, integração social e lazer a indivíduos idosos, com inúmeros benefícios psicológicos. As pesquisas são unânimes quanto à importância da dança de salão como exercício físico.

A prática dessa atividade física aumenta a oxigenação cerebral que contribui para melhoria das funções cognitivas, como também, diminui e/ou retarda o ritmo dos distúrbios que ocorrem nos processos cognitivos nessa etapa da vida.


DICA: A Casa de Dança do Carlinhos de Jesus dá aulas de dança para idosos. Caso se interesse, o endereço segue abaixo. Caso você não more perto desses endereços, procure uma academia de dança mais próxima e pergunte sobre os horários e valores das aulas. Dançar é sempre uma boa pedida para sair da inércia, perder uns quilinhos e se distrair.

Matriz Botafogo
Rua Álvaro Ramos, 11, RJ - Brasil - CEP: 22280-110
Tel.: (21) 2541-6186


Recreio dos Bandeirantes
Av. das Américas, km 17.500 - Recreio dos Bandeirantes - RJ - Brasil - Academia The Place dentro do Novo Rio Country Clube
Tel.: (21) 3418-0300 / 3411-4865

2  2)  GINÁSTICA PARA A MENTE
 

A rotina é um veneno para o cérebro. Assim como o sedentarismo torna o corpo indolente, o excesso de previsibilidade subutiliza o poder do córtex cerebral de formar novas associações. Tudo o que é inusitado estimula a comunicação entre os neurônios.  Exercícios curiosos ensinados por Dominic O’Brien, oito vezes vencedor do Campeonato Mundial de Memorização, são o destaque da obra Aprenda a Usar a Memória (Publifolha).

Despertar diferente
Mude a estação de rádio que o acorda todas as manhãs. Tome banho de olhos fechados. Escove os dentes com a outra mão. Circuitos sensoriais e motores normalmente pouco utilizados serão ativados.

De volta ao passado
Desperte lembranças do colégio com a ajuda de fotos e cadernos. Use a imaginação e entre na escola, sinta o cheiro da cantina. Com a mente livre, uma lembrança ”puxa” a outra. Você se surpreenderá recordando fatos que julgava esquecidos.

Leitura eficiente
Quando o texto que você precisa ler na escola ou no trabalho parece desinteressante, algumas estratégias podem ajudar. Faça uma lista de perguntas cujas respostas quer encontrar no texto. Preste muita atenção às frases que resumem a idéia central de cada parágrafo. Descubra a coerência dos argumentos. Por último, tente desenhar um mapa mental com as idéias principais do texto. Isso ajuda a organizar o raciocínio.

Quebrando rotinas
Resista a seguir o mesmo caminho todos os dias. Invente rotas alternativas para chegar ao trabalho. Quando possível, entregue a direção do carro a alguém de confiança e siga no banco traseiro. A perspectiva da viagem é totalmente diferente.

Rosto familiar
Quem tem dificuldade de lembrar nomes e fisionomias pode tentar o seguinte exercício com a ajuda de um amigo. No mínimo, serve de passatempo em um dia chuvoso na praia. Cada um deve recortar dez fotos de rostos desconhecidos de jornais ou revistas e escrever o nome atrás da imagem. Troque as imagens com o colega e
estude uma a uma antes de ler os nomes. Depois associe as primeiras impressões que a fisionomia lhe traz a seus respectivos nomes. Coloque as fotos de lado e, depois de 15 minutos, um amigo testa o outro para ver de quantos nomes se lembraram.

Muita calma nessa hora
O nervosismo e a ansiedade são os maiores causadores dos famosos ”brancos”. Você pode praticar exercícios de meditação quando os nervos atrapalharem alguma lembrança. Escolha um ambiente calmo e deite-se de costas, largando o corpo. Respire devagar e profundamente pelas narinas. Concentre-se e imagine uma luz branca e
brilhante que acompanha seus movimentos de respiração. Treine uma vez
por dia.

Reconstituindo o dia
Antes de dormir, procure relembrar tudo o que aconteceu durante seu dia,  reconstituindo cenas e diálogos com detalhes e na ordem em que ocorreram. Com o tempo, os detalhes vêm à mente com mais facilidade.

Novidades à mesa
Uma vez por mês, experimente pratos que sejam uma total novidade para você. Acompanhe a refeição com a música do país correspondente para acrescentar uma dimensão auditiva às sensações do paladar.

Sono restaurador
Para a memória, uma soneca de 50 minutos pode ter o efeito de uma noite bem dormida. É durante a fase dos sonhos que as informações adquiridas se instalam no cérebro, ”liberando espaço” para novos aprendizados. O ideal, para quem estuda muito, é intercalar duas horas de estudo com uma soneca de uma hora. Mais valem dez minutos de estudo a cada dia do que cem minutos em um único dia.

Revirando a mesa
Troque objetos e mude-os de lugar em sua mesa de trabalho. Incorpore um pouco de ”desordem” a sua rotina. Quando possível, altere o horário de reuniões e da realização das tarefas.

Praticar sempre
O cérebro pode ser comparado a um músculo que, se não for usado, atrofia. Vale tudo: desde as tradicionais palavras cruzadas até criar o hábito de anotar os sonhos logo ao acordar, com todos os detalhes possíveis. Aos poucos, a história escrita vai ficar
cada vez mais completa.

Fonte: http://www.gluon.com.br/blog/2005/11/02/exercicios-cerebro/


3)      AULAS DE INFORMÁTICA


O homem contemporâneo possui uma nova forma de pensar o tempo, de se organizar e agir, é um ser globalizado. Essa transformação se deu, em parte, pela evolução das tecnologias, de tal forma que não se vive um dia sem ter contato com algum equipamento eletrônico. O ponto positivo é que o cidadão possui alta capacidade de manipular informação mesmo no âmbito de sua vida privada, a tal ponto que quaisquer necessidades que possa ter nesse tipo de ambiente são facilmente satisfeitas. O ponto negativo é a exclusão de algumas parcelas da população para o uso desse conhecimento, entre elas, os idosos.

Ao mesmo tempo em que a sociedade encontra-se informatizada, o País experimenta um processo de envelhecimento populacional, cuja expectativa atual de vida dobrou nos últimos 50 anos. Essas mudanças tornaram-se mais nítidas a partir de 1940, em virtude da melhoria do padrão de vida do brasileiro, associada ao progresso das condições de trabalho, à urbanização e ao incremento das condições gerais de saúde da população, especialmente as relativas ao controle da mortalidade provocada por doenças comuns da infância. Balbinotti (2003) atenta para o fato de que os adultos maduros de hoje estão construindo uma identidade própria, com outro perfil, que inclui continuar atuante, realizando projetos, lutando pela manutenção da sua auto-estima. São pessoas que, num mundo atual e globalizado, pretendem não estar à margem do processo como um todo.

Para essa população saudável e disponível a novos aprendizados, a informática pode ser um instrumento de autonomia, criando um elo de ligação intergeracional, através da linguagem, da troca de informação e da formação de uma rede de relacionamentos. A população idosa que, por fatores de transição e especificidades, ficou excluída do processo de inclusão tecnológica, tem na sociedade da informação uma nova chance de reconstruir seus referenciais afetivos, familiares e sociais.

O fato de escolher essa faixa etária deve-se ao crescimento no número de idosos interessados em inserir-se tecnologicamente, com características individuais diversas, para os quais a informática tende a ser uma nova forma de entretenimento, acontecendo de maneira prazerosa, agradável e sem cobranças.


DICA: Existem inúmeros cursos de informática espalhados pela cidade. Procure o mais próximo de sua residência. Se achar melhor, contrate um professor particular para ter atenção integral e aprender com maior rapidez, mas cuidado, não contrate qualquer professor. Procure antes ver se ele é de confiança e se ele possui boas referências.


Então é isso, pessoal. Espero que tenham ficado animados para sair e colocar em prática todas essas dicas. E não se esqueçam de aproveitar essa fase da vida tão maravilhosa! 

Um comentário: