NOSSOS direitos

Você, idoso, sabe quais são os seus direitos? Tem noção de quão boa pode ser essa fase da vida e como pode aproveitá-la? Sabia que seus direitos são garantidos pela Constituição Federal e também por um Estatuto dedicado somente para os maiores de 60 anos?

Se não sabia, não se preocupe. Nós te ajudaremos a descobrir tudo o que precisa para viver essa fase da vida da melhor maneira possível!

Este é um blog destinado ao público de todas as idades, afinal, saber sobre os direitos dos idosos é dever de toda a sociedade. Sendo assim, não há desculpas para aqueles desinformados que ousarem desrespeitar qualquer cidadão da terceira idade. Estamos aqui para garantir esses direitos e fazer com que eles sejam devidamente cumpridos.

Aqui você vai encontrar reportagens, decisões dos tribunais, vídeos, poesias, enfim, TUDO para tornar essa fase da vida mais alegre e prazerosa!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

TURISMO NA TERCEIRA IDADE

Por Fernanda Luz Lima das Candeias.


A OMT - Organização Mundial de Turismo apresentou uma estatística que todos que acompanham o setor de Turismo tem comemorado. O Turismo é o setor da economia que mais cresce no mundo movimentando hoje trilhões de Dólares em todo o planeta (3,6 trilhões). Traduzindo isso em empregos é mais ou menos 300 milhões de empregos no mundo todo. E nós brasileiros não ficamos atrás, são mais de 15 milhões de empregos ligados ao turismo direta e indiretamente.

Então vamos falar de uma classe especial de passageiros (turistas) que com certeza é uma das responsáveis por este número fabuloso, os turistas da terceira idade. Traduzindo em números, estamos falando de um número próximo dos 17 milhões de consumidores.

Consumidores que estão à disposição do mercado e com muita disposição para curtir o que este lindo país tem a oferecer.

É nessa faixa que as pessoas mais viajam, pois já criaram os filhos, já aposentados, ou seja, já estão com a vida financeira estável restando mais tempo para realizarem suas vontades.Buscam novidades, sejam elas culturais, de integração com o meio ambiente, religiosidade e eventos. Buscam ainda benefícios para a saúde, fontes de energia e vitalidade, capazes de prolongar seus anos de vida.

Os turistas da terceira idade viajam na maioria das vezes na baixa temporada e aproveitam alguns descontos que lhes são favorecidos.

Tipos de turismo que podem ser praticados com os grupos da terceira idade:

  • Turismo de saúde: realizado para garantir uma melhor qualidade de vida. Exemplo: hospitais e spas;
  • Turismo cultural: viajam por prazer a fim de conhecer novas culturas, trocar experiências;
  • Turismo religioso: grupos ligados à centros religiosos. Exemplo: senhoras que realizam trabalhos de assistência a comunidades carentes e tem seus trabalhos vinculados a paróquias;
  • Turismo de natureza: valoriza o contato com o meio ambiente e os hábitos saudáveis.

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) conhece a Política Nacional do Idoso, criada pela Lei número 8.842/94, que tem como objetivo propiciar a melhoria da qualidade de vida, pelo lazer e turismo para brasileiros com mais de 50 anos.

Os guias têm que estar atentos a alguns cuidados como no caso de uma viagem longa: A realização de paradas técnicas com espaçamento de no máximo duas horas é importante. Outro fator importante é que o turista de turista de terceira idade valoriza o horário de chegada, das refeições, do descanso, e de visitas.

O Brasil possui *leis modernas em favor da terceira idade que propicia aos turistas descontos especiais para as viagens (falta divulgação quanto a essa vantagem). Em apenas alguns municípios esse público é capaz de conseguir descontos em ingressos para espetáculos artísticos, passagens rodoviárias e outros afins.

___________________________________
*Segundo o Estatuto do Idoso, incisos I e II do art. 40 C/C Decreto nº5934, as empresas de transportes rodoviários interestaduais são obrigadas a reservar dois assentos gratuitos, desde que a pessoa tenha idade mínima de 60 anos e renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Caso os assentos estejam preenchidos, as viações devem conceder desconto mínimo de 50% na compra das passagens.

Adaptado de portaldoenvelhecimento.org.br/noticias/turismo/o-turismo-e-a-terceira-idade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário