NOSSOS direitos

Você, idoso, sabe quais são os seus direitos? Tem noção de quão boa pode ser essa fase da vida e como pode aproveitá-la? Sabia que seus direitos são garantidos pela Constituição Federal e também por um Estatuto dedicado somente para os maiores de 60 anos?

Se não sabia, não se preocupe. Nós te ajudaremos a descobrir tudo o que precisa para viver essa fase da vida da melhor maneira possível!

Este é um blog destinado ao público de todas as idades, afinal, saber sobre os direitos dos idosos é dever de toda a sociedade. Sendo assim, não há desculpas para aqueles desinformados que ousarem desrespeitar qualquer cidadão da terceira idade. Estamos aqui para garantir esses direitos e fazer com que eles sejam devidamente cumpridos.

Aqui você vai encontrar reportagens, decisões dos tribunais, vídeos, poesias, enfim, TUDO para tornar essa fase da vida mais alegre e prazerosa!

sábado, 16 de junho de 2012

15 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO COMBATE À VIOLÊNCIA A PESSOA IDOSA.

Postado por Maycon Reis de Oliveira.







Dia 15 de junho foi o dia Mundial de conscientização da violência à pessoa idosa.


Embarcando neste dia devemos alertar o combate a violência contra a pessoa idosa.Segundo INPEA (International Network for the Prevention of Elderly Abuse), a violência contra a pessoa idosa se define como qualquer ato, único ou repetitivo, ou omissão, que ocorra em qualquer relação supostamente de confiança, que cause dano ou incômodo à pessoa idosa, fatores que interferem em sua qualidade de vida.
O Brasil está se tornando um país de velhos. Para vocês terem idéia, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2005,  havia no país cerca de 18 milhões de pessoas com 60 anos ou mais – ou 10% da população. A cada ano, mais de 600 mil ingressam nessa faixa e a estimativa é que em 2020 o total chegue a 25 milhões.Em vista disso, o problema da violência  contra os idosos torna-se cada vez mais importante, exigindo políticas públicas que assegurem dignidade a essa faixa da população.
No Brasil, essa discriminação é visível em muitos aspectos. Começa na própria família, onde muitas vezes os mais velhos que deveriam receber todo o apoio e amor daqueles a quem se dedicaram a vida inteira, são maltratados, ignorados, quando não são enviados para verdadeiros depósitos de velhos. Graças a Deus, existem exceções, com filhos amorosos e principalmente pacientes com as exigências dos pais. O amor tem que ser a parte mais importante no processo, porque em alguns casos é difícil conviver com pessoas mais velhas e suas exigências. Outro aspecto importante é o que se refere aos abusos financeiros que ocorrem nas famílias.
De acordo com o Estatuto do Idoso, aprovado em 2003, nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão. Portanto, faça valer seus direitos. Em caso de agressão ou maus tratos, procure a Promotoria do Idoso de sua região. Confira os endereços:
- Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa Portadora de Deficiência Av. Marechal Câmara, 186, 4º andar - Centro Tel: (21) 2550-9050 Ligue-idoso: (21) 2299-5700 Site: http://www.mp.rj.gov.br Email: cao3@mp.rj.gov.br
- Os casos de violência contra o idoso, também, podem ser denunciados anonimamente através do telefone 100 (disque-denúncia nacional) ou nas Promotorias de Justiça do Cidadão.

 
Reportagem da Tv Record.


                                         
 Vamos dar um basta todos os tipos de violência, para que assim cenas como as vistas acima não se repitam !

Nenhum comentário:

Postar um comentário